Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

terça, 01/09/2015, 11:00h
Biblioteca Parque Estadual - Auditório Darcy Ribeiro

Av. Presidente Vargas, 1.261 - Centro - RJ

[+]

quinta, 03/09/2015, 9:00h
Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro - São Paulo

[+]

7º Colóquio internacional de Bibliotecas Digitais

O Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil junto com o Instituto Goethe (Rio de Janeiro/São Paulo) e a Secretaria da Cultura do estado de Rio de Janeiro apresentam o Colóquio Internacional sobre bibliotecas digitais.

O colóquio acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 01 e 02 de setembro na Biblioteca Parque Estadual e em São Paulo no dia 03/09 no Sesc Bom Retiro.

Esta nova edição focará no papel da biblioteca digital como mais uma ferramenta para dinamizar o acesso ao livro. As palestras abordarão o futuro digital e os desafios da nova realidade nas bibliotecas alemãs, francesas e brasileiras. Os aspectos jurídicos nos diferentes modelos de negócio de e-books (acesso perpétuo, assinatura e pay-per-view) e o direito autoral na era digital serão igualmente abordados. Propõe-se também uma reflexão sobre os dilemas entre os avanços tecnológicos e os desafios sociais existentes nas cidades e seus espaços de segregação social e espacial, que ao mesmo tempo se mostram cada vez mais conectados e como um nicho maior de leitura digital. Entre outras questões, serão abordadas as melhores formas de entender a atividade de incentivo à leitura e fazê-la produtiva e em harmonia com as novas formas do saber, na chamada era digital.

No Rio de Janeiro, o evento contará com a participação de profissionais alemães (Barbara Schleihagen – presidente da Associação Alemã de Bibliotecas (DBV) e Inge Emskötter – bibliotecária e gerente da seção de mídias na Biblioteca Municipal de Bremen), brasileiros (Jose Castilho Marques Neto – Secretário Executivo no PNLL – Ministério da Cultura e da Educação, Raquel Menezes – Presidente da LIBRE – Liga Brasileira de Editores, Jorge Luiz Barbosa, Diretor do Observatório de Favelas.) e franceses.

Em São Paulo, Liliana Giusti Serra, profissional da informação da Prima Informática (SophiA Biblioteca e SophiA Acervo), será a única representante brasileira do colóquio.

Os franceses Gilles Colleu et Mélanie Archambaud participarão do colóquio no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Gilles Colleu, é diretor de produção e desenvolvimento digital da editora Actes Sud, co-diretor da editora Vents d’Ailleurs, junto com Jutta Hepke e co-fundador do Laboratório Digital da Aliança internacional dos editores independentes.

Mélanie Archambaud é chefe de serviço “Nova Geração” na Bibliothèque Publique d’Information. Futura Gerente da Cooperação da rede de bibliotecas da Cidade de Bordeaux.

A participação do evento só será possível através da inscrição, que deve ser realizada pelos emails :

– inscricoes.slc@cultura.rj.gov.br para o evento no Rio de Janeiro,
– biblioteca@saopaulo.goethe.org para o evento em São Paulo.

A entrada é franca e o evento terá tradução simultánea.

O colóquio Conteúdos digitais em biblioteca: inovações de mercado, práticas profissionais de mediação e desafios ligados à inserção no território é realizado com o apoio do Fundo Cultural Franco-Alemão.

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

CONFERêNCIAS

Ariane Mnouchkine no Ciclo Ato Criador
16/06/2015

CIêNCIAS HUMANAS

Denis Merklen no Brasil
08/11/2014

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Bibliotecas, espaços de reflexão
22/10/2014

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]