SAIBA MAIS

Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 31/10/2014, 9:00h

Porto Alegre

[+]

domingo, 16/11/2014, 9:00h

Porto Alegre

[+]

60ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das feiras mais antigas do Brasil, existindo há 60 anos. Desde a sua criação, ela se empenhou em popularizar o livro e a leitura – sendo as livrarias consideradas elitistas, naquela época – sendo hoje Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.

O patrono dessa edição é Airton Ortiz, jornalista, escritor, fotógrafo e criador do gênero Jornalismo de Aventura – onde é, ao mesmo tempo, repórter e protagonista da reportagem. Ele lançará o seu 17º livro na Feira, Paris, uma coletânea de crônicas sobre a temporada em que morou na capital da França.

O Canadá será o país homenageado nesta edição da Feira, que tem como lema “Ler não é um dever, é um direito!”. Airton Ortiz, patrono da feira afirmou que “o livro continua sendo a maior arma na luta pela liberdade. Ler ensina a pensar e quem pensa age com a razão e não com a emoção.”

Vale mencionar que este ano, pela primeira vez, a feira terá bônus-livro destinado aos alunos de escolas públicas. O valor dos bônus será de R$ 30,00 e serão contemplados 6 mil alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

A Feira do Livro de Porto Alegre, com o apoio do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, convidou três autores franceses para participar do evento: o historiador e crítico de cinema Antoine de Baecque; os escritores Myriame Martineau e Hubert Tézenas; o crítico Pierre Bayard; a coreógrafa, Fanny de Chaillé; e o sociólogo Denis Merklen.

 Programação francófona da Feira

Dia 01/11 às 15h, mesa-redonda “Contes autour du monde”  com a presença da autora francesa Myriame Martineau

Dia  02/11 às 18h30, o professor francês Pierre Fayard participará da conferência “Sun Tzu e estratégia na sedução”.

A sedução é uma preocupação universal, e suas modalidades são infinitas. A diversidade através de exemplos multiculturais saídos do jogo de go, do aikido ou da tourada.

Dia 08/11 às 9h, conferência “Ler e escrever nas periferias urbanas”do sociólogo francês Denis Merklen no âmbito do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL: O PAPEL DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, ESCOLARES E PÚBLICAS.

Dia 08/11 às 16h30, haverá um bate-papo com o autor Francês Hubert Tézenas sob o tema “Tu Frankenstein 3: das ruas para as páginas policiais”. Acontecerá também uma sessão de autógrafos do seu livro publicado no Brasil “O Ouro de Quipapa” às 20h.

Dia 09/11 às 19h, o autor francês Antoine de Baecque participará de uma mesa-redonda “Cinefilia”.

De 13/11 a 16/11 das 15h às 19h, Fanny de Chaillé, coreógrafa francesa convida  através da peça A Biblioteca Viva os visitantes a consultarem livros vivos, representados por pessoas. Durante 20 minutos, cada um irá contar a sua história.

A programação completa do evento aqui!

Comentar | Compartilhar
RELACIONADAS

CIêNCIAS HUMANAS

Denis Merklen no Brasil
08/11/2014

COLóQUIOS E SEMINáRIOS

Flupp 2014
12/11/2014

LITERATURA

Jules Verne, famoso, porém desconhecido
03/11/2013

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]