SAIBA MAIS

Anuncio-CartaCapital_Agosto_digital

Colóquios e seminários

INFORMAÇÕES GERAIS

sexta, 29/09/2017, 20:00h
SESC PINHEIROS

R. Pais Leme, 195 - Pinheiros São Paulo - SP, 05424-150

[+]

Seminário internacional / Cem anos da revolução russa “1917 : O ano que abalou o mundo”

A IDEIA DO COMUM: TEORIA E HISTÓRIA DE UM IDEAL

Palestra com Pierre Dardot e Christian Laval, comentário de Christian Dunker. Mediação de Laura Carvalho.

Sobre o evento : 

Entre os dias 26 e 29 de setembro, a editora Boitempo e o Sesc São Paulo realizam no Sesc Pinheiros, em São Paulo, o Seminário Internacional 1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa, um dos acontecimentos históricos definidores do século XX. Mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns dos maiores nomes das ciências humanas, destrincharão o tema durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros. O seminário pretende ir além da discussão acadêmica e promove um balanço do último século tomando a história da Revolução Russa e seus desdobramentos como eixo, com a finalidade de instigar novos caminhos para o pensamento contemporâneo.

Sobre os conferencistas :

CHRISTIAN LAVAL

Professor de sociologia da universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense. É autor, entre outros livros, de L’Homme économique: Essai sur les racines du néoliberalisme (Gallimard, 2007) e também de um volume de história da sociologia, L’ambition sociologique (Gallimard, 2012). Com Pierre Dardot publicou A Nova Razão do Mundo: Ensaios sobre a Sociedade Neoliberal (Boitempo, 2016). No seminário 1917: o ano que abalou o mundo eles lançam juntos Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI.

PIERRE DARDOT

Filósofo e pesquisador da universidade Paris-Ouest Nanterre-La Défense, especialista no pensamento de Marx e Hegel. Desde 2004, com Christian Laval, coordena o grupo de estudos e pesquisa Question Marx, que procura contribuir com a renovação do pensamento crítico. Também com Laval publicou A Nova Razão do Mundo: Ensaios sobre a Sociedade Neoliberal(Boitempo, 2016). No seminário 1917: o ano que abalou o mundo eles lançam juntos Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI.

Comentar | Compartilhar

BIBLIOFRANÇA

Portal do livro francês no Brasil, Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França

ESCRITÓRIO DO LIVRO

Sediado no Consulado da França no Rio de Janeiro, faz a promoção do livro francês no Brasil e concede apoio aos profissionais do livro e da leitura

BIBLIOTECA

Biblioteca, espaço de leitura, debate e reflexão

21.3974.6669

Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro, RJ – Brasil

[+]